Serv iço funerário 24h (75) 3221-0061
OBITUÁRIO, O LEGADO DOS QUE PARTIRAM
80 ANOS DE PROFISSIONALISMO E UM
PROFUNDO RESPEITO, SÃO AS PALAVRAS
QUE NORTEIAM O NOSSO TRABALHO.
Conheça nossos planos e cremação
Notícia
Por que as pessoas vestem preto em velórios? 13/08/2019

Roupa preta como sinal de luto é um costume que vem da Europa. Em meados do século XVI, a aristocracia local adotou a cor preta para manifestar o luto. Seus trajes eram luxuosos – quanto mais rica era a pessoa em luto, mais refinado era o traje, com bordados e pedrarias. As classes mais baixas da sociedade demoraram a adotar de fato o preto como cor de luto, pois diversas fontes históricas indicam que costurar roupas exclusivamente em tecidos pretos era algo mais caro.

A partir do século XVIII, o hábito se expandiu para todas as classes e persiste até os dias de hoje. No entanto, apesar deste ser um costume amplamente difundido em todo o planeta, é importante ressaltar que a cor preta não é a representante do luto em algumas culturas ao redor do mundo. Em alguns países orientais – como Japão e China, por exemplo – o branco é a cor utilizada nestas ocasiões. A Índia também adota o branco como expressão do luto.

O amarelo, cor que para nós tem um significado alegre, de luminosidade e até mesmo de força, é a cor utilizada nos momentos de luto no Egito. Neste caso, o amarelo simboliza as folhas secas. O roxo costuma ser utilizado como cor de luto em locais como a Tailândia.

Em linhas gerais, no Brasil o costume é utilizar tons mais sóbrio em velório e enterro – do preto ao marrom e cinza escuro. O branco, como já foi dito, também tem sido adotado, sobretudo em situações de mortes trágicas, como um pedido de paz. As cores vibrantes e alegres e peças com brilho só devem ser usadas se for um pedido especial dos familiares em homenagem à pessoa que se foi.