
A partir do século XVIII, o hábito se expandiu para todas as classes e persiste até os dias de hoje. No entanto, apesar deste ser um costume amplamente difundido em todo o planeta, é importante ressaltar que a cor preta não é a representante do luto em algumas culturas ao redor do mundo. Em alguns países orientais – como Japão e China, por exemplo – o branco é a cor utilizada nestas ocasiões. A Índia também adota o branco como expressão do luto.
O amarelo, cor que para nós tem um significado alegre, de luminosidade e até mesmo de força, é a cor utilizada nos momentos de luto no Egito. Neste caso, o amarelo simboliza as folhas secas. O roxo costuma ser utilizado como cor de luto em locais como a Tailândia.
Em linhas gerais, no Brasil o costume é utilizar tons mais sóbrio em velório e enterro – do preto ao marrom e cinza escuro. O branco, como já foi dito, também tem sido adotado, sobretudo em situações de mortes trágicas, como um pedido de paz. As cores vibrantes e alegres e peças com brilho só devem ser usadas se for um pedido especial dos familiares em homenagem à pessoa que se foi.